segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bacalhau corado com puré de batata e espinafres


 Este bacalhau quentinho, feito no forno, é reconfortante e muito simples de fazer. Aprecio muito comidas de forno, principalmente agora que começa a chegar o frio e que sabe bem algo mesmo aconchegante. Além disso, estas são receitas muito práticas, pois o forno fica a cozinhar por nós, o que nos faz poupar imenso tempo. Neste caso temos que fazer o puré de batata antes de o levar a tostar, mas o prato também fica bom com batatas assadas com pele "a murro".
Voltando ao bacalhau, cozi-o ao vapor apenas por 10m, conforme post anterior que publiquei sobre bacalhau cozido ao vapor (http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/2013/10/bacalhau-cozido-ao-vapor.html), mas as postas também podem ser colocadas diretamente no forno com bastante azeite e alho (se preferirem fazer assim, devem deixar no forno até que o bacalhau esteja cozinhado, mas não demais para não secar). Fazemos o puré de batata, cozendo as batatas em água e sal com um alho (o alho dá cremosidade às batatas quando vão a cozer e depois também deve ser passado pelo pass vite juntamente com estas, pois oferece um excelente sabor ao puré). Além de um pouco de leite e manteiga, tempero sempre o puré de batata com uma pitada de noz moscada ralada na altura ou em pó. Fica delicioso!
Depois de cozido o bacalhau e feito o puré, coloquei tudo num recipiente de forno e levei a tostar a 200º. Ao mesmo tempo salteei os espinafres em alho e azeite e juntei-os depois ao bacalhau. E agora, resta servir e comer :)

E reparei agora que, em tão pouco tempo, é a terceira receita em que incluo espinafres, mas realmente é dos meus alimentos preferidos. Os espinafres são muito ricos em vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde. Saibam mais sobre este vegetal: http://www.alimentacao-saudavel.com/as-propriedades-nutritivas-do-espinafre/.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

2 comentários: