sábado, 19 de outubro de 2013

A alma da comida

A comida tem uma alma? Sem dúvida que cada alimento tem cor, sabor, tamanho, textura e a sua personalidade própria. Cada alimento também tem uma história, como as pêras e os pequenos tomates cereja da fotografia, provenientes da horta que os meus pais cultivam com tanto carinho. As pereiras já existiam no terreno da casa, tendo sido plantadas pelos antigos donos. Os tomates cereja são fruto do meu grande gosto por este alimento. Só por isso foram plantados e, graças a isso, tivemos uns vibrantes cachinhos vermelhos a enfeitar a horta durante todo o verão. O alecrim também é proveniente de um dos canteiros dos meus pais e é fabuloso para dar sabor a carnes e acompanhamentos vários. Costumo pôr um raminho no caldo do risoto, fica delicioso e cheio de aroma.
E será tudo isto suficiente para dar uma "alma" à comida? É isto tudo e muito mais! O amor de quem trata da terra, apanha o peixe ou cria o carne, o carinho de quem cozinha, o cuidado e o respeito por cada alimento e a inspiração para o transformar num prato delicioso. É tudo isso que é a alma da comida. E, no fim de tudo, a melhor parte: quem prova. Porque quem prova é tão importante como quem cozinha. Qual seria o sentido dos meus cozinhados se não tivesse o meu marido para os degustar?
É a ele, apreciador incondicional do que faço e provador crítico, mas sempre carinhoso e tremendamente companheiro, que dedico as minhas receitas, as minhas invenções, os meus cozinhados. Com amor... e muita alma!

6 comentários:

  1. o princípio daquilo que já falamos, espero!
    agora, quero ser seguidora, e não sei como se faz. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai seguindo por aqui e pelo FB. Beijinhos!!!! :)

      Excluir
  2. Deliciosa Paparoca" vai ser sem dúvida uma viagem emocionante, um mergulhar nas tuas iguarias, rios de mel, colinas de gengibre e abóbora, temperos de manjericão, tomilho e emoção, passear pelas cores do açafrão e chocolate, aromas e sabores com alma e coração que tu tanto sabes dar, com ingredientes frescos colhidos diretamente da horta da "Ti Vitalia"...desejo-te muita, muita inspiração e muita sorte para este maravilhoso projeto gastronómico pintado com muita cor e dedicação! da sempre atenta Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Paula! Isto também é, obviamente, para ti!

      Excluir
  3. Parabéns!! Encho a barriga de coisas boas e ainda sou fonte de inspiração!! Ainda dizem mal da vida de casado! Espalhem! Vamos fazer do blogue da Susana um sucesso, porque ela merece!!!
    Rui Alves Veloso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu marido é o comensal mais querido do MUNDO!!!!!!
      Obrigada pelo apoio, Rui. E por arrumares sempre a cozinha no fim ;)

      Excluir